NEWSLETTER CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DO VOLUNTARIADO
GT4 organiza workshops de reflexão sobre Voluntariado
O Grupo de Trabalho de “Monitorização de práticas de Voluntariado e Relações Externas” (GT4), da CPV, está a promover a reflexão “Voluntariado: definição ou definições – um contributo para a afirmação da identidade da CPV”. A iniciativa pretende envolver outras organizações no debate do(s) conceito(s) e prática(s) do Voluntariado e da legislação portuguesa na área. Esta reflexão dividir-se-á em dois workshops, o primeiro dos quais – “Voluntários para quê?” – será dedicado à reflexão do conceito de Voluntariado e sua aplicação prática pelas organizações. Está agendado para 25 de Junho, entre as 9h30 e as 13h na Atmosfera M, em Lisboa. Para mais informações e inscrições, contatar geral@convoluntariado.pt.
Conselho Consultivo do Voluntariado discute voluntariado vs trabalho não remunerado
O Conselho Consultivo do Voluntariado, criado pela CPV, reuniu no passado dia 2 de Junho, na Atmosfera M, em Lisboa, sob coordenação de Monsenhor Vítor Feytor Pinto, tendo discutido as fronteiras entre Voluntariado e trabalho não remunerado. O Conselho Consultivo, que é composto por 16 personalidades portuguesas com relevância no setor do Voluntariado, irá produzir um documento com o resultado da sua reflexão, que será oportunamente divulgado. Mais informações, aqui.
CNIS realiza seminário “As Instituições e o Desenvolvimento Local”
A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) realiza o Seminário “As Instituições e o Desenvolvimento Local”, no próximo dia 27 de Junho, entre as 9h30 e as 13h, em Fátima. A CNIS pretende que este encontro seja um incentivo à criatividade, à inovação, dando vez e voz à cultura de proximidade que desde sempre caracterizou as Instituições de Solidariedade. Mais informações, aqui.
FNAJ apresenta Plano de Formação 2015
A Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) apresenta o seu Plano Nacional de Formação 2015. Este tem como objetivos o incremento de boas práticas associativas, bem como o estabelecimento de redes de partilha de informação e cooperação entre o movimento associativo juvenil. As ações de formação disponíveis incluem, entre outras: Linhas de Financiamento; Conceção, Gestão e Avaliação de Projetos; Liderança e Inteligência Emocional e Comunicação nas Associações Juvenis.
FAS-Portugal realiza XXIX Convívio Nacional e XXIII Internacional
A Federação das Associações de Dadores de Sangue (FAS-Portugal) promoveu no passado dia 6 de Junho, o seu XXIX Convívio Nacional e XXIII Internacional, cuja organização foi da responsabilidade da ADASFES (Associação Dadores de Sangue da Freguesia de Sangalhos, Anadia). O evento contou com a presença de uma delegação da Federação de Donantes de Sangre de Espanha, da Hermandad de Donantes de Sangre de Vigo, do representante do Ministro da Saúde, do representante do Presidente do Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST), da presidente da Câmara Municipal de Anadia e do Padre da freguesia de Sangalhos. Estiveram presentes cerca de 800 pessoas, tendo a FAS entregue diplomas aos anteriores membros dos órgãos sociais e agraciado, com a Gota de Cristal, dois dadores de sangue.
Plataforma das ONGD faz balanço da Semana do Desenvolvimento
Na sequência da realização, pela Plataforma Portuguesa das ONGD, da Semana do Desenvolvimento, entre os dias 13 e 17 de Maio, no Fórum Lisboa, foi disponibilizada, no blogue dedicado a este evento, a reportagem fotográfica e áudio de algumas das sessões realizadas. Esta semana de reflexão sobre as questões atuais do Desenvolvimento, enquadrou-se nas comemorações do Ano Europeu para o Desenvolvimento e procurou promover um maior envolvimento dos cidadãos e cidadãs na construção de soluções para os problemas globais, através da apresentação ao público do trabalho desenvolvido no setor do Desenvolvimento, nomeadamente pelas ONGD associadas da Plataforma.
Associação Portuguesa de Psicogerontologia
A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.