Associação Portuguesa de Psicogerontologia

FUNDAÇÃO ADFP CELEBRA DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTARIADO NO PARQUE BIOLÓGICO DA SERRA DA LOUSÃ

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

FUNDAÇÃO ADFP CELEBRA DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTARIADO NO PARQUE BIOLÓGICO DA SERRA DA LOUSÃ

cabecalho-para-e-mails

No dia 5 de dezembro comemora-se o Dia Internacional do Voluntariado, um dia dedicado a todos aqueles que disponibilizam, de forma desinteressada, um pouco do seu TEMPO e VIDA no apoio aos que mais precisam.

A Fundação ADFP considera o voluntário um colaborado imprescindível e valioso ao funcionamento da organização. Neste sentido, promove uma iniciativa direcionada a estes beneméritos, que alia o voluntarismo ao convívio e responsabilidade social.

A organização tem 124 voluntários, com prémio de bolso, ou em regime de gratuitidade como é exemplo o Conselho de Administração. Recorde-se que o trabalho dos voluntários remunerados da Fundação ADFP, de Janeiro a Outubro 2016, teve um valor doado de 268.660,96 euros.

O desafio do Dia Internacional do Voluntariado em 2016 é a reflorestação, limpeza e ajardinamento das áreas envolventes ao Espaço da Mente e Museu da Tanoaria, e pintura de vedações da Quinta Pedagógica. Integra um almoço-convívio, cujo valor “simbólico” reverterá para o apoio social das valências de atividades ocupacionais que funcionam no Parque Biológico da Serra da Lousã.

Este ano, a iniciativa tem o apoio e participação do Clube de Empresários de Miranda do Corvo, chamando à atenção para a responsabilidade social das empresas e a promoção de iniciativas de voluntariado empresarial.

O Dia Internacional do Voluntariado é uma iniciativa do Gabinete de Inserção Profissional Inclusivo e Clube UNESCO Trivium, ao qual se associou o Clube de Empresários de Miranda do Corvo.

A participação na iniciativa está aberta a todos os voluntários da organização e comunidade, através de inscrição prévia no GIP Inclusivo (mercado municipal).

O GIP inclusivo (Gabinete de Inserção Profissional para pessoas com deficiência e doença mental) foi criado através de um protocolo assinado em Agosto de 2015 pelo Ministério da Segurança Social, o IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional) e oito instituições portuguesas que se distinguem no trabalho de inclusão que realizam, entre as quais a Fundação ADFP.

O Clube UNESCO Trivium foi criado pela Comissão Nacional da UNESCO e a Fundação a ADFP, para o desenvolvimento de iniciativas que congreguem pessoas sem olhar a idade, género, etnia ou estrato social, promovendo a igualdade, liberdade e fraternidade entre todos. Foi protocolado por ocasião da colocação da 1ª Pedra do Templo Ecuménico, a 11 de Setembro, criando assim o 25º Clube UNESCO do país.

cartaz

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.

Artigos Relacionados

Destaque Evento

ABERTURA DE CANDIDATURAS À CATEGORIA “FAMÍLIA E COMUNIDADE” DO PRÉMIO ENVELHECIMENTO ACTIVO DRA. MARIA RAQUEL RIBEIRO, 12ª. EDIÇÃO, 2023

O período das candidaturas à categoria “Família e Comunidade” é de 28 de junho a 28 de julho de 2023.