Associação Portuguesa de Psicogerontologia

Santa Casa da Misericórdia da Amadora – Projectos de Intervenção Social

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

Santa Casa da Misericórdia da Amadora – Projectos de Intervenção Social

Santa Casa da Misericórdia da Amadora – Projectos de Intervenção Social

 
 
A Santa Casa da Misericórdia da Amadora está a desenvolver dois Programas no âmbito do acompanhamento psicossocial de Beneficiários de RSI,na área do Voluntariado Social e da Empregabilidade, e que estão a disseminar junto de Instituições e Empresas.
 
CONTACTOS:
 
Facebook:
 
 
 
 
PROGRAMAS EM CURSO:
 
 
– Programa de Voluntariado Social: Este Programa tem como Missão acelerar os processos de inclusão social e profissional de Beneficiários de RSI, através da integração de Beneficiários em Ações de Voluntariado na Comunidade e nas Instituições, maximizando o sentido de  justiça social e o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais em contexto Prático. Esta Metodologia foi implementada em Junho de 2011, tendo já sido obtidos os seguintes Resultados: 
            

– Integração de 32 Voluntários Beneficiários de RSI nas  Respostas Sociais da SCMA;

– Estabelecimento de 5 Parcerias com Instituições do 3º Setor (Entrajuda;Centro Social e Paroquial de S.Jorge de Arroios; Federação das Instituições da 3ª Idade;Associação de Amigos da Encosta Nascente; Recolha Solidária) para integração de Voluntários Beneficiários de RSI nas suas Atividades Diárias;

– Integração de 10 Voluntários Beneficiários de RSI nas Instituições Parceiras.

 

 

Na linha da Transferibilidade de conhecimento, a SCMA identificou a importância, que se encontra Avaliada e com resultados sólidos, de Disseminar esta Prática por todo o Território Nacional, junto de outras Instituições do 3º Setor, disponibilizando-se para constituir-se enquanto Consultora nas dimensões da Formação e Supervisão. 

 

No dia 6 de Junho de 2012, em conjunto com o Centro Distrital de Lisboa do ISS,IP, teve lugar o I Encontro de Voluntariado Social 2012-RSI em Ação na Comunidade, organizado pela SCMA e que teve na Audiência 27 Instituições interessadas em adaptar esta Prática às suas Instituições. 

 

A Formação dessas Instituições terá lugar em Setembro.

 

Programa de Empregabilidade RSIclar Dá Trabalho!: A Equipa de RSI da SCMA, durante a monitorização dos percursos de inserção dos Beneficiários, cedo avaliou como importante mudar o Paradigma das Técnicas de Procura de Emprego Apoiada e, face ao diagnóstico das características da população alvo, assumir o risco de estabelecer Parcerias com Entidades Empregadoras (Empresas e Instituições) por forma a maximizar os rácios de inserção profissional. A SCMA, através destas Parcerias, oferece às Empresas:


– Divulgação das vantagens fiscais advindas da Contratação de Desempregados de Longa Duração;

– Formação Inicial, que incorporamos no nosso Núcleo de Formações;

– Follow-up Pré e Pós Integração.


O Programa foi operacionalizado em Junho de 2011 e somente até final do ano, foi possível integrar 43 Beneficiários em Mercado Social e Profissional (Estágios e Contratos). Para 2012, elevámos a fasquia e pretendemos estabelecer mais 10 Parcerias e integrar mais 65 Beneficiários.

 

Coordenação do RSI-SCMA <rsi.scma@gmail.com>

 

Adriano Fernandes
Coordenação RSI-SCMA
  

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.

Artigos Relacionados

Destaque Evento

ABERTURA DE CANDIDATURAS À CATEGORIA “FAMÍLIA E COMUNIDADE” DO PRÉMIO ENVELHECIMENTO ACTIVO DRA. MARIA RAQUEL RIBEIRO, 12ª. EDIÇÃO, 2023

O período das candidaturas à categoria “Família e Comunidade” é de 28 de junho a 28 de julho de 2023.