A FENACERCI encontra-se a desenvolver o Projeto TOPSIDE+, Oportunidade de Formação para Pares de Apoio com Deficiência na Europa, que tem por objetivo formar pessoas com deficiência para se tornarem Pares de Apoio.
No seguimento do desafio lançado às associadas da FENACERCI para inscrição dos seus clientes na formação TOPSIDE + contámos com um total de 12 inscritos, os quais após um processo de seleção que incluiu o preenchimento de um questionário e a realização de entrevistas individuais, permitiu seleccionar 8 participantes. Do grupo de formandos fazem parte: Bernardino Soares e o João Pereira (CERCICA); Edna Pereira (CECD); Vitor Almeida (CERCIBRAGA); Sandra Trindade e Sandra Silva (CEERDL); Jorge Oliveira (CERCIESPINHO) e Carla Rodrigues (CERCIAG). O grupo de formadores é composto por elementos da FENACERCI e por um cliente da CERCILISBOA, o André Mota, que frequentou conjuntamente com a equipa do projeto uma ação de formação em Bruxelas, em Fevereiro de 2015.
A primeira sessão formativa ocorreu no passado dia 27 de Maio de 2015, em Lisboa, nas instalações da FENACERCI. As restantes sessões serão realizadas de forma sequencial durante uma semana, entre os dias 14 – 18 de Setembro de 2015, em local a designar.
A FENACERCI tem o prazer de informar que a edição 2015 da Revista FENACERCI já se encontra disponível. Nela procura-se ilustrar um pouco daquilo que faz a FENACERCI, na procura de soluções inclusivas e inovadoras para os problemas e necessidades das pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência e respetivas famílias. Entendem que a partilha de experiências e conhecimento é fundamental para o crescimento das organizações. A Revista encontra-se disponível para visualizar em www.fenacerci.pt, podendo ainda solicitar um exemplar junto da Federação.
FENACERCI Nomeada Representante da Deficiência Inteletual no Mecanismo de Monitorização do artº 33º da Convenção!
Na sequência do processo de auscultação das ONG da área da deficiência de âmbito nacional informa-se que de acordo à informação recebida por via do INR, I.P., obtiveram a maioria, as seguintes organizações:
Deficiência Motora – FAPPC (Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral)
Deficiência Inteletual – FENACERCI (Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social)
Deficiência Orgânica – ANEA (Associação Nacional da Espondilite Anquilosante)
Deficiência Visual – ACAPO (Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal)
Deficiência Auditiva – FPAS (Federação Portuguesa das Associações de Surdos)
A FENACERCI congratula-se assim por poder exercer, uma vez mais, um papel ativo dentro daquela que é a sua missão – promoção dos direitos das pessoas com deficiência inteletual e/ou muldeficiência apoiadas pelas suas associadas, pela via de processos de representação e formação sustentadas em lógicas de reconhecimento, validação e acreditação na comunidade e junto dos interlocutores institucionais.
SELFENERGY e a FENACERCI assinam Protocolo no âmbito da Eficiência Energética e Sustentabilidade
A Selfenergy e a FENACERCI –Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social assinaram um protocolo que visa apoiar as CERCI´s a preparar os planos de ação para a eficiência energética, quer através de candidaturas a incentivos no âmbito do quadro comunitário Portugal 2020, quer através do recurso a contrato de desempenho energético (modelo ESCO), com o objetivo de introduzir soluções sustentáveis e eficientes de energia em edifícios ou instalações das Instituições.
O protocolo contempla a realização de avaliações energéticas, identificação de oportunidades de racionalização de consumo e consequente proposta de medidas energéticas, apostando em soluções de eficiência energética e sistemas de energia renovável.
Para saber mais sobre a SERFENERGY vá a www.selfenergy.eu
Projeto Volta Solidária | CERCIESPINHO
O Projeto Volta Solidária tem como objetivo percorrer o perímetro de Portugal em apenas 12 dias. A Helena Lemos e o José Carlos Peixoto pretendem fazer 1828 km em bicicleta. O conceito base é “euros por quilómetros” (€ por Km), conseguindo-se, através dos patrocínios e de apoios do público em geral, assegurar os custos da deslocação, da viatura de apoio e angariar fundos para a aquisição de uma viatura adaptada com rampa elétrica para o transporte de clientes da CERCIESPINHO. Os custos de estadia dos atletas serão assegurados pela Câmara Municipal de Espinho em pousadas de Juventude.
Ao fazer este evento pretende-se evidenciar que as pessoas com deficiência também têm direito à dignidade, igualdade, não discriminação e qualidade de vida. A Convenção dos direitos das pessoas com deficiência estipula a importância de promover, proteger e garantir o pleno e igual gozo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência e promover o respeito pela sua dignidade, autonomia individual, incluindo a liberdade de fazerem as suas próprias escolhas, e assegurar a sua independência. Apela-se assim à participação de todos!
Para saber mais vá a www.cerciespinho.org.pt
Associação Portuguesa de Psicogerontologia
A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.