Associação Portuguesa de Psicogerontologia

DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS IDOSAS 2017 – “Stepping into the Future: Tapping the Talents, Contributions and Participation of Older Persons in Society.”

DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS IDOSAS 2017 – “Stepping into the Future: Tapping the Talents, Contributions and Participation of Older Persons in Society.”

DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS IDOSAS 2017 –

O tema para 2017, do Dia Internacional das Pessoas Idosas, 1 de outubro, que foi designado pela Organização das Nações Unidas, é “Ultrapassar o limiar do futuro: aproveitar os talentos, contributos e participação das pessoas idosas na sociedade”.

Este ano importa viabilizar e promover o mais possível os contributos das pessoas idosas nas suas famílias, comunidades e sociedades. O enfoque situa-se nas vias que proporcionam efectivo e amploapoio à participação dos mais velhos, tendo em conta as necessidades, preferências e direitos fundamentais das pessoas idosas.

O tema deste ano sublinha a relação existente entre o aproveitamento dos talentos e contributos das pessoas idosas e o conseguir atingir a implementação da Agenda 2030 bem como a realização do Plano Internacional de Acção de Madrid para o Envelhecimento, cujo processo para a terceira revisão e avaliação está em curso.

Entre 2015 e 2030, período para atingir as metas de desenvolvimento sustentável, prevê-se que o número de pessoas idosas no mundo aumente 56% – de 901 milhões para mais de 1,4 biliões. Em 2050, o número de pessoas com 60 e mais anos ultrapassará o número de crianças com menos de 15 anos.

Garantir o futuro, com o compromisso de que ninguém será deixado para trás, realça a necessidade de valorizar os frequentemente ignorados e sub aproveitados contributos dos mais velhos para a sociedade, o que será essencial  não só para o bem-estar das pessoas idosas, mas imperativo para o processo de desenvolvimento sustentável.

O tema de 2017 pretende evidenciar os meios de promover e fortalecer a participação efetiva das pessoas idosas nos diferentes aspetos da vida social, cultural, económica, cívica e política.

Objectivos

Os objectivos do Dia Internacional das Pessoas Idosas 2017 são chamar a atenção para:

– Factores / medidas favoráveis que influenciem efectivamente a capacidade de participação das pessoas idosas, incluindo garantia de cuidados de saúde, rendimento garantido, protecção legal e acesso a serviços financeiros.

– Vias / meios promotores do contributo e participação dos mais velhos, incluindo tecnologias, educação e aprendizagem ao longo da vida, acesso a informação, bem como superar os obstáculos que determinam a exclusão ou discriminação das pessoas idosas.

Traduzido por APP – de “Mission Statement”- “UNIDOP 2017 Stepping into the Future: Tapping the Talents, Contributions and Participation of Older Persons in Society”

Mission-Statement_UNIDOP2017 (1)

https://www.un.org/development/desa/ageing/international-day-of-older-persons-homepage/unidop2017.html

INTERNATIONAL DAY OF OLDER PERSONS 2017

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.

Artigos Relacionados