Associação Portuguesa de Psicogerontologia

webinar: “European Best Practices in Knowledge, Awareness and Prevention of Unwanted Loneliness. How volunteering can help?”

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

webinar: “European Best Practices in Knowledge, Awareness and Prevention of Unwanted Loneliness. How volunteering can help?”

Temos o prazer de convidá-l@ a participar no webinar“European Best Practices in Knowledge, Awareness and Prevention of Unwanted Loneliness. How volunteering can help?”

Data: 13 Janeiro 13, 2026
Hora: 2:30 PM – 3:30 PM (Lisbon time) / 3h30 – 4h30 (CET time)
Local: Online, via Microsoft Teams

Esta é uma iniciativa da Comunidade de Prática KORALE | Lisboa Com Vida, que visa partilhar conhecimentos sobre projetos e iniciativas que decorrem em Lisboa e na Europa, no âmbito do Projeto KORALE, cofinanciado pelo programa Interreg Europe da União Europeia.

Serão apresentados três projetos:

  • Sempre Acompanhados, um programa comunitário criado pela Fundação La Caixa e desenvolvido pelo Centro Social Paroquial de Campo Grande, que visa prevenir e reduzir a solidão e o isolamento social entre os idosos através de um acompanhamento regular e significativo. Promove relações estáveis e duradouras entre os beneficiários e voluntários formados, fomentando a confiança, o apoio emocional e o sentimento de pertença.
  • Programa Apoio 65+  Idosos em Segurança é um programa especial de policiamento comunitário da Polícia de Segurança Pública (PSP) que visa garantir a segurança e a tranquilidade dos idosos, promover a sensibilização para o trabalho das Forças de Segurança e ajudar a prevenir e evitar situações de risco.
  • Local Volunteer Matching, que explora como uma política de voluntariado local e uma plataforma de ligação podem ajudar no envolvimento local, no bem-estar e no combate à solidão. Aqui, exploramos como o projeto Giveaday.eu liga 200 000 cidadãos belgas para ajudar os seus vizinhos e como 12 000 associações cooperam em 80 cidades belgas.

Oradores:

  • Mário Rui André, Coordenador do Programa Lisboa, Cidade Com Vida para Todas as Idades | Moderador
  • Margarida Quinhones, Coordenadora do Programa Sempre Acompanhados
  • Inês Lemos, Comissária da Polícia de Segurança Pública
  • Bart Wolput, Diretor do projeto Giveaday

O webinar será realizado em inglês.

Após a inscrição, será enviado um e-mail com o link de acesso.

Saiba mais sobre a Comunidade de Prática KORALE | Lisboa com Vida aqui

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.