Associação Portuguesa de Psicogerontologia

Sondagem a Prestadores de Cuidados a Seniores

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

Sondagem a Prestadores de Cuidados a Seniores

Ciente da falta de apoio e, muitas vezes, de formação específica por parte dos prestadores de cuidados a seniores, Mundo Sénior lançou uma sondagem dirigida a este sector da sociedade que servirá de base para cursos que serão desenvolvidos brevemente.

O sector de prestação de cuidados domiciliários e paralelos tem hoje um papel decisivo no suporte a melhores e mais dignificantes contributos à melhoria das condições de vida e sobrevivência, atenuando a dependência, incrementado algumas formas de autonomia e estimulando a afirmação de identidade da sociedade sénior.
Pouco se sabe quem é verdadeiramente o prestador de cuidados e quais as suas necessidades. Sabe-se que, maioritariamente, é um familiar ou um conhecido. Mas será que se conhece o perfil real do cuidador?
 
Estas são algumas questões que lhe dirigimos a si que presta cuidados domiciliários a seniores e de quem gostaríamos de conhecer melhor.
 
– como se descreveria enquanto cuidador?
– encara a formação que recebeu como suficiente para o desenvolvimento da sua actividade?
– como lida com o stress e a carga emocional do dia-a-dia?
– consegue identificar a síndrome do cuidador? Como classificaria a sua saúde? Sofre de alguma patologia?
– está inserido em alguma rede de voluntariado?
– que planos de apoio ao cuidador consideraria mais eficazes?
– quais as maiores dificuldades com que se debate o cuidador formal?
– como classificaria o grau de dependência do doente/paciente/beneficiário com que trabalha?
– quais as actividades diárias das pessoas dependentes (maior ou menor grau) que considera básicas e por ordem de prioridades?
 
Este inquérito destina-se a prestadores de cuidados a seniores. Ajude-nos respondendo, para o nosso e-mail, para que MUNDO SÉNIOR também possa ajudar. geral@mundosenior.pt

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.