Associação Portuguesa de Psicogerontologia

Pós-Graduação em PSICOGERONTOLOGIA (4ª Edição) | Inscrições abertas até 10 de Outubro

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

Pós-Graduação em PSICOGERONTOLOGIA (4ª Edição) | Inscrições abertas até 10 de Outubro

PÓS-GRADUAÇÃO em 
PSICOGERONTOLOGIA 
(4ª Edição)

noname

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 10 DE OUTUBRO DE 2013


Introdução
O Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa foi criado com o objectivo de desenvolver as áreas do saber ligadas à Saúde. Este desenvolvimento implica a organização de acções conducentes às boas práticas no domínio da assistência, do ensino e da investigação científica. O ensino pós-graduado e de actualização contínua dos recursos humanos da Saúde constituem os primeiros objectivos na estratégia que foi adoptada.

O envelhecimento demográfico veio colocar novos desafios aos profissionais de Saúde assim como à sociedade em geral. O aumento da longevidade correlaciona-se com uma maior prevalência de determinadas patologias, que devem merecer a maior atenção e cuidado e a disponibilização de recursos para a sua prevenção, tratamento e reabilitação. O envelhecimento acarreta mudanças multidimensionais que implicam formas distintas de trabalhar.

A competência técnica humanizada dos profissionais que trabalham na área deverá ser uma prioridade no sentido de combater de forma activa o isolamento social e proporcionar às pessoas idosas uma melhor qualidade de vida.

Pretende-se com a Pós-Graduação em Psicogerontologia, contribuir para a boa prática de actividades inerentes a esta área e para que o Envelhecer seja uma oportunidade para a continuidade de desenvolvimento ao longo da vida.


Objetivos
  • Aprofundar conhecimentos sobre o processo de envelhecimento normal e patológico.
  • Desenvolver conhecimentos de avaliação, intervenção e reabilitação em pessoas idosas.
  • Promover a actuação em conformidade com princípios éticos e deontológicos.
  • Aprofundar competências de trabalho em equipa interdisciplinar optimizando recursos materiais e humanos.

Destinatários
Atendendo a que este domínio de actividade assistencial decorre num ambiente pluridisciplinar, entende-se que também os participantes devem espelhar essa realidade, pelo que os destinatários são Psicólogos, Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Serviço Social, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Terapeutas da Fala e detentores de qualificação noutras áreas da Saúde.

 


Organização e Estrutura  

Organização e Estrutura:  O Curso de Pós-Graduação decorrerá entre Outubro 2013 e Julho 2014.  É constituído por uma componente lectiva presencial de 177 horas.
Avaliação: Cada Unidade Curricular será sujeita a avaliação individual. A classificação final resultará da média ponderada das classificações obtidas em cada uma delas.
Nº de Créditos:  20 ECTS


Coordenação
  • Prof. Doutor Alexandre Castro CaldasNeurologia, Instituto de Ciências da Saúde
  • Prof. Doutora Maria Vânia Silva Nunes, Neurociências, Instituto de Ciências da Saúde
  • Mestre Gabriela Álvares PereiraPsicologia Clínica, Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, Membro fundador da APP

InscriçãoData limite: Até 10 de Outubro de 2013 (através do e-mail saude@ics.lisboa.ucp.pt)

Formulário e informações detalhadas sobre Condições de Inscrição: Formulario_Inscrição_Psicogerontologia_2013/2014


Horário e ProgramaInício do Curso:  24 de Outubro de 2013.
Horário:  Quintas e Sextas-feiras as aulas decorrerão das 18h00 às 21h00 Sábados as aulas decorrerão das 9h30 às 12h30 (manhãs) e/ou das 14h00 às 17h00 (tardes)
Programa:  Consulte a Estrutura Curricular.

Local de FuncionamentoUniversidade Católica Portuguesa Campus de Lisboa Palma de Cima | 1649-023 Lisboa

ContactosPara mais informações, contacte:Tel: 21 721 41 47 saude@ics.lisboa.ucp.pt www.ics.lisboa.ucp.pt

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.