Os ilustres Homenageados da 6ª. edição do Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro, que se realizou no passado dia 24 de novembro de 2017, foram as seguintes personalidades:
- Provedor Arlindo de Azevedo Maia – Categoria | Intervenção Social
- Professor Doutor António Marcos Galopim de Carvalho – Categoria | Ciência e Investigação
- Professor Doutor António Coimbra de Matos – Categoria | Ética e Saúde
- Engenheiro Fernando Magalhães Crespo – Categoria | Família e Comunidade
- Senhor José Belo Subtil – Categoria | Família e Comunidade
Diplomas dos Garadoados:
diplomas_2017_novo (3) diplomas_2017_novo (3)
Agradecemos a honra que todos os Galardoados concederam à APP, aceitando a nossa proposta de receberem o Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro. A sua presença e participação, foram determinantes para que o evento fosse de tão grande qualidade, dignidade, humanidade. Congratulamo-nos igualmente e agradecemos, por ter tido na entrega do Prémio, para além dos Homenageados, muitos familiares e tantas outras e tão distintas presenças.
A assinatura do Protocolo de Parceria para a criação do Prémio, realizada no dia 1 de outubro de 2012, entre a Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Fundação Montepio, tem vindo a contribuir de forma significativa para uma mensagem positiva da longevidade, de dignificação do Envelhecimento Ativo e dos pilares, valores e referências que ele encerra. O protocolo entre a APP, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Fundação Montepio, que muito nos honr,a e que muito agradecemos, incentiva- nos a prosseguir com o Prémio Envelhecimento Ativo Dr.ª Maria Raquel Ribeiro
Sendo o Prémio personificado no nome e percurso de vida pessoal e profissional da Senhora Dr.ª Maria Raquel Ribeiro, e materializado na parceria estabelecida e nas personalidades premiadas, cidadãos com mais de 80 anos que continuam ativos e interventivos em diversas áreas, influenciando de modo construtivo a sociedade portuguesa, o Prémio instituido pela APP assume-se assim, igualmente, como um contributo para combater a discriminação pela idade.
Vimos pois agradecer, mais uma vez, reconhecidamente, a todos quantos contribuiram, com a sua presença, para a continuidade desta Missão, pelo incentivo e apoio que nos deram, e que constituem um cada vez maior conjunto de referências para uma mudança de mentalidades e atitudes face ao valor de uma vida participativa, que se quer inclusiva e reconhecida, pelo seu saber, experiência e contributo para o presente e para o futuro.
A APP agradece reconhecidamente.
A 6ª. Edição do Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro realizou-se na Quinta Alegre, Palácio do Marquês do Alegrete, Campo das Amoreiras, Nº. 94, 1750-025, em Lisboa, instalações da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.