Associação Portuguesa de Psicogerontologia

Dia Internacional das Pessoas Idosas – 1 de Outubro

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

Dia Internacional das Pessoas Idosas – 1 de Outubro

Dia Internacional das Pessoas Idosas

 

O tema do Dia Internacional das Pessoas Idosas de 2013 é: “O futuro que queremos: o que dizem as pessoas mais velhas.”

A 14 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 45/106 Documento PDF , designou o 1 de outubro Dia Internacional das Pessoas Idosas, seguindo iniciativas como o Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento, adotado pela Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento, em 1982 e aprovado no mesmo ano pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Em 1991, a Assembleia Geral, com a resolução 46/91 Documento PDF adoptou os Princípios das Nações Unidas para Pessoas Idosas.

Em 2002, a Segunda Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento adotou o Plano de Ação Internacional de Madrid Documento PDF sobre o Envelhecimento, para responder às oportunidades e desafios do envelhecimento da população no século XXI e para promover o desenvolvimento de uma sociedade para todas as idades.

O tema da comemoração deste ano, “O futuro que queremos: o que dizem as pessoas mais velhas” foi escolhido para chamar a atenção para os esforços de pessoas mais velhas, às organizações da sociedade civil, organizações das Nações Unidas e aos Estados-Membros a incluir a questão do envelhecimento na agenda internacional de desenvolvimento.

Para mais informações, visite: www.myworld2015.org e http://www.un.org/es/events/olderpersonsday/

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.

Artigos Relacionados

Destaque Evento

Seminário ‘Aprendizagem ao Longo da Vida Sénior – Vivendo e Aprendendo @tivamente’

A Universidade Aberta, vai realizar o Seminário Aprendizagem ao Longo da Vida Sénior. Vivendo e aprendendo @tivamente, que decorrerá, de forma híbrida, no próximo dia 26 de maio.

Até sexta-feira, dia 26 de maio, na Universidade Aberta (Palácio Ceia, Rua da Escola Politécnica, 147, Lisboa)!