Associação Portuguesa de Psicogerontologia

Exposição «Tudo é Semente. Entre mundos que esbatem fronteiras: o espólio artístico dos hospitais psiquiátricos de Lisboa» | Convite

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

Exposição «Tudo é Semente. Entre mundos que esbatem fronteiras: o espólio artístico dos hospitais psiquiátricos de Lisboa» | Convite

Está patente na Assembleia da República uma exposição que reúne cerca de 70 obras de arte, documentos e objetos históricos provenientes dos antigos Hospitais Miguel Bombarda e Júlio de Matos. A iniciativa, promovida pela Comissão Parlamentar de Saúde, em parceria com a Unidade Local de Saúde São José, pretende divulgar diferentes formas de expressão artística desenvolvidas por pessoas acompanhadas nestas instituições ao longo de mais de um século. Entre as peças expostas encontram-se trabalhos de artistas como Jaime Fernandes, Valentim de Barros, Ângelo de Lima, Artur Moreira e Aboobacar, entre outros, incluindo várias obras apresentadas ao público pela primeira vez.

A programação inclui ainda a performance «Se não nos separasse a felicidade…» Três monólogos, de João Cachola, que relaciona investigação histórica, criação artística e reflexão sobre temas como a alienação, a solidão e a imaginação e que é apresentada durante uma visita guiada no próximo dia 27 de outubro, às 13h15.  A entrada é livre, mediante inscrição para peduc.correio@ar.parlamento.pt.

Para mais informações sobre a exposição:
https://www.parlamento.pt/Paginas/2026/setembro/Exposicao-Tudo-e-Semente.aspx

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.

Artigos Relacionados