Associação Portuguesa de Psicogerontologia

Associação Vencer o Tempo com exposição de fotografia INTERGERACIONALIDADES

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

Associação Vencer o Tempo com exposição de fotografia INTERGERACIONALIDADES

Associação Vencer o Tempo com exposição de fotografia INTERGERACIONALIDADES, comemora o Dia Mundial das Pessoas Idosas no Parlamento Europeu em Bruxelas

A partir de 2ª feira, dia 30 de Setembro e até ao dia 4 de Outubro, estará patente, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, a exposição de fotografias como título INTERGERACIONALIDADES.

A exposição visa comemorar o Dia Internacional das Pessoas Idosas, numa iniciativa da deputada portuguesa Regina Bastos.

A exposição é composta por 30 fotos de 6 fotógrafos portugueses, entre os quais está o mestre António Homem Cardoso, que, voluntariamente, e ao longo do tempo em que durou o projeto “Vencer o Tempo nas 7 Cidades”, fotografaram e escolheram 5 fotos que, na sua perspetiva, mais promovessem a imagem da intergeracionalidade.

As fotos foram feitas em Vila Nova de Foz Côa, Alfândega da Fé, Maia, Póvoa de Lanhoso, Portimão e Vila Real de Santo António.

Os seis fotógrafos envolvidos no projeto são: António Homem Cardoso (Portimão), Adriano Reis (Alfândega da Fé), Liliana Nicolau (Maia), Jorge Félix (Póvoa de Lanhoso), Mélanie Maps (Vila Real de Sto. António) e Malin Lofgren (Vila Nova de Foz Côa).

A Associação Vencer o Tempo foi coordenadora entre 2009 e 2012 do projeto “Vencer o Tempo nas 7 Cidades”. Este projeto teve o apoio da Direção Geral da Saúde de Portugal e foi concretizado em 6 autarquias.

Três dessas autarquias, Maia, Póvoa de Lanhoso e Vila Nova de Foz Côa, foram aceites, desde Janeiro de 2013, e devido a esse projeto, como membros da Rede Mundial das Cidades Amigas das Pessoas Idosas.

A exposição que agora se inaugura no Parlamento Europeu seguirá depois para as autarquias integrantes do projeto e estará disponível para ser apresentada noutras autarquias que o desejem.

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.