No dia 1 de outubro, a Associação Portuguesa de Psicogerontologia entregou os Prémios a oito personalidades escolhidas este ano para serem exemplos de envelhecimento ativo.
A cerimónia decorreu no auditório da Fundação Montepio, em Lisboa, e contou com uma sala cheia de convidados, entre os quais familiares e amigos dos premiados.
Foi também possível acompanhar o evento através da transmissão em direto no Facebook da APP.
As Galardoadas e Galardoados de 2024 são:
Intervenção Social – Professora Cinelândia Cogumbreiro e Sousa
Arte e Espetáculo – Maestro e Compositor António Victorino Goulartt de Medeiros e Almeida
Ciência e Investigação – Dra. Maria Emília Brederode Rodrigues dos Santos
Política e Cidadania – Dra. Maria Manuela Aguiar Dias Moreira
Ética e Saúde – Professor Doutor Manuel Francisco Oliveira Carrageta
Ética e Saúde – Professor Doutor José Germano Rego de Sousa
Família e Comunidade – Senhor Mariano Garcia Inácio
Família e Comunidade – Senhor Sílvio Esteves Fernandes
Na cerimónia foi exibido um vídeo com uma mensagem da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, que sublinha que o envelhecimento ativo “é uma causa que encontra um forte eco nas prioridades deste governo, ou seja, garantir que a pessoa com mais idade beneficie em pleno do estatuto social que lhes é devido”.
Convidado para a cerimónia, mas impossibilitado de comparecer devido ao Conselho de Estado, o comentador televisivo Luís Marques Mendes também gravou uma mensagem, na qual defende que “envelhecer é uma inevitabilidade. Envelhecer de forma ativa é um dom. Envelhecer de forma ativa a poder ser útil ao País e à sociedade, eu acho que é um privilégio de verdadeira cidadania”.
A Associação Portuguesa de Psicogerontologia criou o Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro, em 2012. Na edição deste ano contou, uma vez mais, com o apoio dos parceiros Fundação Montepio, representada pelo seu presidente Dr. Virgílio Lima, e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, representada pela Vice-provedora SMCL, Dra. Rita Prates.
A APP contou também com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa para a divulgação do Prémio. Nas palavras da Vereadora dos Direitos Humanos e Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, Dra. Sofia Athayde, significa “lembrar e agradecer a obra de alguns muitos especiais que continuam a inspirar-nos, que nos mostram que ser mais velho é ser Mais”.
O Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro, único em Portugal, pretende contribuir para a promoção de uma imagem positiva e participativa dos mais velhos, informando sobre o real contributo que continuam a dar à sociedade portuguesa e, não menos importante, pedindo-lhes que aceitem dar-nos a visibilidade dos seus exemplos.
VEJA COMO FOI A CERIMÓNIA
da 13ª Edição do Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro
Assista à cerimónia realizada no dia 1 de outubro e reveja os momentos emotivos, os discursos e as mensagens dos Galardoados e Galardoadas.
CONHEÇA A HISTÓRIA DO PRÉMIO