A Associação Portuguesa de Psicogerontologia–APP, lnstituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, de âmbito nacional, dedica-se, desde a sua constituição em 1998, e desde 2000 como IPSS, às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas. Conforme os seus Estatutos, as suas ações visam promover a dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas com 65 ou mais anos de idade, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade entre gerações e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, e combater estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.
Com o objetivo de promover uma imagem positiva e participativa, informando sobre o real contributo que as pessoas mais velhas dão à sociedade portuguesa e, não menos importante, dando-lhes voz ativa e visibilidade como exemplos, a Associação Portuguesa de Psicogerontologia, com a colaboração e o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e da Fundação Montepio, instituiu, no dia 1 de outubro de 2012, Dia Internacional das Pessoas ldosas, o Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro.
Entre outras atividades, a Associação promove a divulgação de informação científica, colabora na realização de sessões de informação/sensibilização e na elaboração de documentação informativa e técnica dirigida à população e a profissionais.