Associação Portuguesa de Psicogerontologia

DIA EUROPEU DA VÍTIMA DE CRIME | RELATÓRIO SOBRE APOIO A FAMILIARES E AMIGOS DE VÍTIMAS DE HOMICÍDIO

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

DIA EUROPEU DA VÍTIMA DE CRIME | RELATÓRIO SOBRE APOIO A FAMILIARES E AMIGOS DE VÍTIMAS DE HOMICÍDIO

22 Fevereiro | Dia Europeu da Vítima de Crime

APAV apresenta relatório sobre apoio a familiares e amigos de vítimas de homicídio
 

No dia 22 de fevereiro, Dia Europeu da Vítima de Crime, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima promoveu um seminário-debate sobre o impacto e o apoio a familiares e amigos/as de vítimas de homicídio. O evento teve lugar nas instalações de Sede em Lisboa, sendo apresentado o Relatório APAV 2016 | Vítimas de Homicídio (PDF)No seminário-debate foi também apresentado um novo micro-site de apoio específico – apav.pt/vitimasdehomicidio – e foi lançada uma nova campanha de sensibilização, desenvolvida criativamente por um grupo de alunos da Escola Superior de Comunicação Social.

A APAV trabalha diariamente para providenciar o apoio mais adequado e especializado às pessoas que a procuram em momentos de vulnerabilidade. O homicídio de alguém a quem se estava ligado por laços de parentesco e/ou de afeto/relação pessoal é seguramente um dos eventos mais traumáticos que alguém pode viver. A perda pode levar a um sofrimento intenso e a alterações significativas na vida pessoal, familiar e social. A morte por homicídio é sempre uma morte violenta.

 
Desde 2013, a APAV apoia familiares e amigos/as de vítimas de homicídio, através da rede especializada RAFAVH – Rede de Apoio a Familiares e Amigos de Vítimas de Homicídio – de âmbito nacional, providenciando apoio prático, psicológico, social e jurídico, contribuindo para a minimização do impacto do crime de homicídio na vida dos familiares e amigos/as das vítimas. Pela especificidade do crime, também as vítimas dos homicídios tentados são apoiadas pela RAFAVH. Desde a sua criação, a rede especializada RAFAVH apoiou 391 utentes, num total de 2.887 atendimentos. No ano de 2016, o Observatório de Crimes de Homicídio registou 103 vítimas de homicídio consumado em Portugal. No ano transacto, 75 novos/as utentes recorreram à RAFAVH, decorrentes de 22 crimes de homicídio consumado e 28 crimes de homicídio tentado.
 

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.

Artigos Relacionados

Destaque Evento

ABERTURA DE CANDIDATURAS À CATEGORIA “FAMÍLIA E COMUNIDADE” DO PRÉMIO ENVELHECIMENTO ACTIVO DRA. MARIA RAQUEL RIBEIRO, 12ª. EDIÇÃO, 2023

O período das candidaturas à categoria “Família e Comunidade” é de 28 de junho a 28 de julho de 2023.