Associação Portuguesa de Psicogerontologia

25 Novembro | Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

25 Novembro | Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

25 Novembro | Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

 

No Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, 25 de Novembro, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) realizará as I Jornadas Contra a Violência Doméstica, na Escola de Direito da Universidade do Minho, em Braga.

Este evento será organizado pela APAV com o Mestrado em Direitos Humanos da Escola de Direito da Universidade do Minho e a ELSA – European Law Students’ Association – Universidade do Minho.

Esta primeira edição das Jornadas reunirá várias perspetivas e olhares sobre a violência doméstica, quer de experientes profissionais que apoiam diretamente estas vítimas, quer dos académicos que estudam a temática, quer das próprias vítimas.

No mesmo dia, em Lisboa, a APAV irá promover uma acção de sensibilização, que terá lugar na Rua Augusta.

A APAV recorda que o fenómeno da violência doméstica contra as mulheres abrange vítimas de todas as condições e estratos sociais e económicos; e que os seus agressores também são de diferentes condições e estratos sociais e económicos.

De acordo com os dados da Associação, as mulheres representam mais de 81% das pessoas atendidas na sua rede nacional de 15 Gabinetes de Apoio à Vítima.

Numa altura em que a crise económica e as medidas de austeridade aumentam em Portugal, receia-se que a situação destas mulheres se agrave bastante, quer pela intensidade da violência sofrida diariamente, quer por que as vítimas encontrarão maiores dificuldades em reformular ou reconstruir as suas vidas.

Combater a violência contra as mulheres é um dever de todos.

Site APAV | Violência Doméstica:

www.apav.pt/vd

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.