Associação Portuguesa de Psicogerontologia

DesTempos? – Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica (SPPC)- 25 de novembro de 2023- Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

DesTempos? – Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica (SPPC)- 25 de novembro de 2023- Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

“Caro colega,

Vimos por este meio lembrar as Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica (SPPC), que vão decorrer no dia 25 de novembro de 2023 na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, subordinadas à temática do Tempo e com o título DesTempos?

Pretende-se com este evento promover a reflexão sobre os diferentes tempos que vão surgindo no encontro terapêutico: quando falamos de “Tempo” de que falamos? Afinal quantos tempos o Tempo tem? O tempo cronológico, o tempo linear das narrativas, o tempo fora do tempo – inconsciente, subjetivo – mas também os contratempos, os tempos que se opõem ao tempo e que apelam para os desencontros. O desencontro na relação com os outros, mas também connosco próprios – os outros internos que nos habitam. O convite é para refletir e questionar criticamente todas estas questões dentro do nosso campo de estudo: a psicologia clínica psicodinâmica. Como psicoterapeutas, como pensamos, como investigamos e como intervimos tendo em conta a polissemia da temporalidade? Como é que o tempo organiza a nossa mente ou, pelo contrário, a desorganiza contribuindo para as vivências traumáticas em que o passado nunca se torna verdadeiramente passado e assombra continuamente o presente, impossibilitando a vivência do futuro?

Local: Faculdade de Psicologia de Lisboa

Data: 25 de novembro de 2023, entre as 9:00 e as 17:00 horas

Programa: em anexo.

Para se inscrever Clique aqui

Contamos consigo!

A Comissão Organizadora”

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.