Os beneficiários do Cartão Social do Idoso do concelho de Vila Viçosa podem usufruir de consultas de especialidade e meios complementares de diagnóstico a custos reduzidos no Hospital da Cruz Vermelha, disse hoje o presidente do município.
Luís Caldeirinha Roma adianta que este benefício, que permite aos idosos do concelho acederem nomeadamente a um conjunto alargado de consultas de especialidade, surge no âmbito de um protocolo assinado entre o município calipolense e o Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, em Lisboa.
O autarca explica que esta medida “vem colmatar algumas das lacunas que limitam o acesso a cuidados de saúde nas zonas do interior do país”. Este compromisso representa “o alargamento dos benefícios que o Cartão Social do Idoso oferece à população sénior do concelho”.
Segundo o município de Vila Viçosa, as consultas de especialidade abrangem as áreas de cardiologia, cirurgia cardiotorácica, vascular e dermatológica, ortopedia, medicina interna, nefrologia e gastroenterologia. Os exames distribuem-se por áreas também diversificadas, nomeadamente imagiologia, cardiovascular, oftalmologia, urologia e gastroenterologia.
A Câmara Municipal de Vila Viçosa assegura o pagamento das consultas, de acordo com a tabela em vigor do Serviço Nacional de Saúde, sendo que o utente apenas pagará, no momento da inscrição, o valor da taxa moderadora. Dos exames, a autarquia garante o pagamento de 50 por cento do valor total dos exames realizados.
O protocolo existente prevê ainda que, caso o programa clínico decorra durante o período da manhã e da tarde, os utentes podem almoçar no restaurante do Hospital da Cruz Vermelha, e o custo da refeição será, nestes casos, suportado também pela autarquia. O transporte é também assegurado, por ordem de inscrição, pela autarquia.
“Esta é uma medida que se reveste de uma importância extrema para os seniores do concelho que podem agora usufruir de um leque alargado de consultas e meios complementares de diagnóstico, a baixo custo, no Hospital da Cruz Vermelha”, salientou o autarca. Ainda no sector da saúde, está actualmente em estudo o desenvolvimento de novas parcerias que permitam alargar os benefícios do Cartão Social do Idoso, nomeadamente na comparticipação de óculos e próteses dentárias e auditivas.
Fonte: Público