Dia 2 de Março pelas 11h30, na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo a Ministra da Saúde, Ana Jorge, procede à entrega 11 viaturas para equipas de Cuidados Continuados Integrados da Região de Lisboa e Vale do Tejo. Estas viaturas vêm reforçar as condições de mobilidade e de funcionamento de 18 equipas, na prestação de cuidados continuados domiciliários.
As 11 viaturas serão entregues aos Agrupamentos de Centros de Saúde de Lisboa Central (Centros de Saúde de Santo Condestável e Coração de Jesus), de Vila Franca de Xira (Centros de Saúde de Alhandra, Póvoa de Santa Iria e Vila Franca de Xira), de Almada, de Seixal-Sesimbra, de Arco Ribeirinho, de Setúbal-Palmela, de Oeste Sul (Centros de Saúde de Alenquer e Arruda dos Vinhos).
Nesta ocasião vão ainda ser assinadas Cartas de Compromisso com 8 Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES de Oeiras, Odivelas, Loures, Amadora, Cacém-Queluz, Cascais, Serra D’Aire e Ribatejo) cujas equipas de cuidados continuados integrados passam assim a integrar a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).
A entrega destas viaturas e a assinatura das Cartas de Compromisso são dois passos decisivos para o aumento da capacidade de resposta em Cuidados Continuados Integrados na Região de Lisboa e Vale do Tejo, que passará a contar com 40 equipas de cuidados continuados integrados para prestar apoio a cerca de 1470 utentes.
A nível nacional existem já 98 equipas de Cuidados Continuados Integrados a funcionar nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES), com capacidade para apoiar 5000 utentes.
Estas equipas integram a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e são da responsabilidade dos cuidados de saúde primários e das entidades de apoio social para a prestação de cuidados domiciliários. Asseguram cuidados domiciliários de enfermagem e médicos de natureza preventiva, curativa, reabilitadora e acções paliativas. Prestam ainda cuidados de fisioterapia, apoio psicossocial e ocupacional envolvendo os familiares e outros prestadores de cuidados e apoio na satisfação das necessidades básicas para o desempenho das actividades da vida diária.
O programa desenvolvido por estas equipas permite a manutenção de cidadãos dependentes nos seus domicílios, com as condições sociais e de saúde essenciais a uma boa qualidade de vida.
O apoio é prestado todos os dias da semana, ao longo de todo o ano, por equipas profissionais multidisciplinares que integram enfermeiros, auxiliares, fisioterapeutas, assistentes sociais, médico e psicólogo e que se deslocam tanto nos meios urbanos como em meio rural.
O acompanhamento clínico permanente prestado por estas equipas reduz consideravelmente a deslocação aos serviços de urgência destes cidadãos dependentes.
A cerimónia decorre hoje no pátio da ARS LVT, junto ao n.º 75 da Avenida dos Estados Unidos da América, em Lisboa.
Fonte: Portal do Governo de Portugal