Associação Portuguesa de Psicogerontologia

Um quarto dos idosos vacinados contra gripe

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

Um quarto dos idosos vacinados contra gripe

Um quarto das pessoas com mais de 65 anos foram vacinadas contra a gripe durante as duas primeiras semanas do Plano Nacional de Vacinação da doença.

Do total de inquiridos com mais 65 anos, 25% declararam já terem sido vacinados contra a gripe sazonal este ano, refere o estudo “Resultados do vacinómetro na primeira e segunda semana” divulgado pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia hoje, quarta-feira.

Ainda de acordo com o estudo, 14% dos doentes crónicos e 18,8% dos trabalhadores com profissões de risco também já foram vacinados.

Segundo o pneumologista António Diniz, estes dados “não divergem muito das expectativas”, acrescentando que nestas duas primeiras semanas houve um decréscimo em relação ao ano passado, ressalvando que 2009 foi “atípico” devido à gripe pandémica.

O estudo revela, ainda, que já foram vacinados mais homens (28,4%) do que mulheres (13,4%) e que o Algarve (33,3%) e o Alentejo (33,3%) são as regiões com a maior percentagem de população vacinada contra a gripe sazonal.

“As duas primeiras semanas têm alguma importância porque colocam na ordem do dia a vacinação sazonal”, referiu António Diniz.

O plano de vacinação para a gripe sazonal arrancou a 2 de Outubro e termina em Dezembro.

Fonte: Jornal de Notícias

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.