Associação Portuguesa de Psicogerontologia

Recolha de medicamentos a 12 de Fevereiro em farmácias

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

Recolha de medicamentos a 12 de Fevereiro em farmácias

O Banco Farmacêutico recebe medicamentos não sujeitos a receita médica e produtos de saúde que as pessoas compram nas farmácias.

O Banco Farmacêutico promove no dia 12 de Fevereiro, em cerca de cem farmácias dos distritos de Lisboa e Setúbal e Algarve a recolha de medicamentos e produtos de saúde destinados a instituições de solidariedade social. 
 
O Banco Farmacêutico, cuja primeira jornada de recolha decorreu em Fevereiro de 2009, recebe medicamentos não sujeitos a receita médica e produtos de saúde que as pessoas compram nas farmácias.

“Os medicamentos são todos novos e comprados nas farmácias, à semelhança do que acontece com o Banco Alimentar. Sabemos que estamos numa altura difícil e as pessoas poderão retrair-se mais [a dar], mas também podem ser mais solidárias”, disse à agência Lusa um dos fundadores do Banco Farmacêutico, Luís Mendonça.  

As farmácias, explicou o responsável, dispõem de uma lista dos medicamentos e produtos que as instituições de solidariedade mais necessitam. 

Este ano, são cerca de 50 as instituições beneficiárias desta campanha, que irá ter pontos de recolha em quase cem farmácias dos distritos de Lisboa e Setúbal e que, pela primeira vez, chega ao Algarve. 
 
O conceito de Banco Farmacêutico surgiu em Milão, Itália, onde, em Dezembro de 2000, decorreu a primeira jornada de recolha de medicamentos.

In RR

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.