Associação Portuguesa de Psicogerontologia

PROJETO “OFICINA PONTO & NÓ” GALARDOADO COM PRÉMIO NO II CONCURSO “PAIXÃO DE CUIDAR” DA TENA

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

PROJETO “OFICINA PONTO & NÓ” GALARDOADO COM PRÉMIO NO II CONCURSO “PAIXÃO DE CUIDAR” DA TENA

“PAIXÃO DE CUIDAR”

 

Projeto “Oficina Ponto & Nó” da Residência Sabedoria da Fundação ADFP

Galardoado com prémio no II Concurso “Paixão de Cuidar” da TENA

 

O projeto “Oficina Ponto & Nó”, do Centro de Dia e da Residência Sabedoria da Fundação ADFP de Miranda do Corvo, já com 16 anos de existência, foi galardoado, entre dez finalistas, com o prémio “Paixão de Cuidar – Gestos que mudam o mundo”, atribuído pela TENA, na categoria de “Projeto para um Futuro Mais Sustentável Atual”, dia 20 de outubro de 2016, numa cerimónia no Oceanário de Lisboa, no Parque das Nações. 

O projeto “Oficina Ponto & Nó”, do Centro de Dia e da Residência Sabedoria tem sido dinamizado pela Dra. Cristina Cruz, responsável pela animação da Universidade Sénior e Dra. Adélia Marta, Diretora Técnica. 

O II Concurso “Paixão de Cuidar – Gestos que mudam o mundo”, foi realizado pela TENA, marca da SCA, empresa líder mundial em produtos de higiene e florestais, que desenvolve e fabrica artigos sustentáveis para o cuidado pessoal, papel tissue e produtos florestais, dirigida aos profissionais de saúde.

O objetivo do concurso é o de sensibilizar a opinião pública para o valor do trabalho diário de assistência e acompanhamento que realizam os cuidadores, sendo que, em média, cerca de 85% da população com 65 anos ou mais necessita de algum tipo de cuidado. Paralelamente, pretende-se fomentar o espírito de iniciativa e projetos pioneiros que tragam um maior bem-estar aos idosos e que procurem otimizar recursos e respeitar o meio ambiente.

A “Oficina Ponto & Nó”, projeto de animação do Centro de Dia e da Residência Sabedoria, da Fundação ADFP, tem como objetivo trabalhar o legado imaterial cultural pertença dos mais velhos e aliar um novo design aos objetos produzidos para otimizar a projeção comercial dos trabalhos realizados: só no último trimestre obteve um lucro de 2650 euros em produtos vendidos. O produto de vendas deste trabalho reverte para a Fundação e é utilizado em favor dos idosos (festas, passeios, etc.) ou das crianças do Lar de Infância e Juventude.

Toda a equipa da Residência Sabedoria colabora no projeto, entre idosos e cuidadores, e participa no design, armazenamento, embalagem, transporte e entrega dos produtos produzidos. De referir ainda que grande parte do material utilizado é doado por particulares e posteriormente reciclado e transformado.

A “Oficina Ponto & Nó” surgiu como a necessidade de elaborar um projeto de vida válido para os idosos que nele participam, criando um sentido de utilidade e participação imprescindível no envelhecimento ativo e saudável.

O prémio pecuniário de 300 euros foi entregue por Luís Miguel Carpinteiro, representante da SCA, e por Leonor Carvalho (enfermeira da SCA) aos representantes da Fundação ADFP, Clara Costa e Nazaré Aguilar (trabalhadoras na Residência Sabedoria) na Sala Sofia de Mello Breyner Andersen do Oceanário do Parque das Nações, em Lisboa. A Dra. Adélia Marta e Dra. Cristina Cruz não puderam deslocar-se a Lisboa receber o Prémio devido a nesse dia a Fundação estar a organizar um congresso sobre “envelhecimento ativo” no Hotel Parque da Serra da Lousã em Miranda do Corvo.

Instituição de Utilidade Pública

Instituição Privada de Solidariedade Social

Para outras informações consultar:
www.fundacao.adfp.pt

Visite o Facebook e faça Gosto!

Visite o Parque Biológico da Serra da Lousã em Miranda do Corvo

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.

Artigos Relacionados