Associação Portuguesa de Psicogerontologia

Projecto “O céu dos nossos avós”

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

Projecto “O céu dos nossos avós”

No âmbito do projecto “O céu dos nossos avós”, uma iniciativa organizada pelo Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e pelo Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa (IELT-UNL) para assinalar o Ano Internacional da Astronomia, até 31 de Dezembro de 2009 encontra-se aberto o período para partilha de histórias tradicionais, provérbios, adivinhas ou lengalengas de raiz popular relacionados com a astronomia.

No âmbito do Ano Internacional da Astronomia, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e o Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa promovem o projecto O Céu dos nossos avós, a desenvolver em países de língua oficial portuguesa.

Este projecto consiste na recolha de histórias tradicionais relacionadas com astronomia, mas também com a identificação de conhecimentos empíricos de astronomia que possam ter sido usados – ou ainda sejam usados – por pescadores, pastores ou lavradores nos seus diversos ofícios. Pretendemos ainda recolher textos em forma de provérbio, adivinha ou lengalenga, desde que sejam de raiz popular e estejam relacionados com astronomia. As duas instituições esperam poder contar com a colaboração de parceiros neste projecto, de modo a poder chegar o mais perto possível de pequenas comunidades rurais ou piscatórias, onde este conhecimento ainda não se tenha perdido. Instituições ou associações que pretendam ser parceiros neste projecto podem escrever-nos para geral@museudaciencia.pt.

Informação disponível aqui (Museu da Ciência) e aqui (IELT).

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.