Associação Portuguesa de Psicogerontologia

NOTÍCIAS APAV

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

NOTÍCIAS APAV

NOTÍCIAS

Assinalando os 10 Anos da Casa de Abrigo ALCIPE, a APAV promove o Seminário “Práticas e Reflexões para o Futuro no Acolhimento de Vítimas de Violência Doméstica” no Auditório Camões, em Lisboa, no dia 29 de Março. Volvidos 10 anos sobre a abertura da Casa de Abrigo ALCIPE, importa refletir sobre o presente e o futuro no acolhimento a vítimas de violência doméstica.

 

A APAV e o Instituto Nacional de Emergência Médica, IP celebraram um Protocolo de Colaboração no dia 17 de Janeiro de 2017, na Sede da APAV, Lisboa. A cerimónia contou com a presença do Presidente da Direção da APAV, João Lázaro, e do Presidente do Conselho Diretivo do INEM, Luís Meira. O Protocolo tem por objeto a regulação da colaboração entre a APAV e o INEM no âmbito da temática das vítimas de violência doméstica e de crime.

 

 APAV apresenta estatísticas sobre Violência Filioparental 2013-2015

A Violência Filioparental carateriza-se por atos intencionais de filhos em relação aos pais envolvendo ameaça, intimidação e domínio para a obtenção de controlo e poder sobre eles. 

Entre 2013 a 2015 registou-se um total de 1.777 processos de apoio a pais que foram vítimas de violência doméstica por parte dos/das seus/suas filhos/filhas; destes, 49% tinham 65 ou mais anos de idade.

 

No dia 26 de Março de 2017 realiza-se a 14ª edição da Corrida de Solidariedade ISCPSI/APAV e Marcha das Famílias, entre Alcântara e Belém (Lisboa). Esta é uma iniciativa solidária promovida pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) e pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. A Corrida da Solidariedade ISCPSI/APAV tem um percurso de 10 quilómetros, e é uma competição de atletismo. A Marcha das famílias, com 3,5 quilómetros, não tem cariz competitivo.

 

DESTAQUES

 
INFORMAÇÃO ÚTIL
 
A vítima de crime tem direito a ser acompanhado/a de pessoa da sua escolha quando tal seja necessário para que possa ser compreendido/a e compreender o que lhe é transmitido.

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.