NOTÍCIAS
A APAV promoveu a cerimónia de atribuição do Prémio APAV para a Investigação no dia 12 de Dezembro de 2016, nos Serviços de Sede em Lisboa.
A vencedora da segunda edição do Prémio APAV para a Investigação foi Isabel Ventura com o trabalho “Medusa no Palácio da Justiça: Imagens sobre mulheres, sexualidade e violência a partir dos discursos e práticas judiciais”. Foram ainda atribuídas duas menções honrosas: Ana M. R. Santos e Pedro Araújo (representado na cerimónia por Susana Gouveia).
Em 2012 os Estados-Membros da União Europeia assumiram o compromisso de implementar a Diretiva n.º 2012/29/UE, que estabelece normas relativas aos direitos, ao apoio e à proteção das vítimas da criminalidade.
Um ano após o prazo de implementação da Diretiva torna-se fulcral analisar qual o estado da arte no que diz respeito aos direitos das vítimas de crime nos Estados Membros. Foi com esta preocupação que o Victim Support Europe organizou a Conferência “Establishing Victims’ Rights and Support Services in Challenging Times”.
No dia 5 de Dezembro foi assinalado o Dia Internacional do/a Voluntário/a, com o objetivo de sensibilizar e incentivar a sociedade civil a dar visibilidade e a valorizar o trabalho realizado por voluntários/as que diariamente e de forma desinteressada apoiam com o seu trabalho a comunidade onde se inserem.
Reconhecendo a importância do trabalho individual de cada voluntário/a para a concretização coletiva da sua missão, a APAV expressa publicamente o mais respeitoso agradecimento a cada voluntário/a pela dedicação e resiliência demonstradas no apoio a pessoas vítimas de crime em Portugal.
DESTAQUES
Miscellanea #2
App em destaque
Livro em destaque
INFORMAÇÃO ÚTIL
A vítima de crime tem direito a apresentar denúncia numa língua que compreenda ou receber a assistência linguística necessária para o fazer.