Associação Portuguesa de Psicogerontologia

Idosos Portugueses entre os mais Pobres da União Europeia

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

Idosos Portugueses entre os mais Pobres da União Europeia

Os idosos portugueses são os quartos mais pobres da União Europeia, de acordo com o relatório “Primavera 2009” do Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS).

O relatório, revelou também que se tem assistido a um aumento dos episódios de violência contra os idosos e que os lares que os albergam são insuficientes e com uma qualidade que não está sujeita a avaliação. Segundo dados de 2002 do Instituto Nacional e Estatística, dos 1.702.120 portugueses com mais de 65 anos, 51.017 residem em lares. Entre os residentes em lares, 85% tem mais de 75 anos de idade e 69% são mulheres. No entanto, em 2007, a taxa de cobertura de lares, centros de dia e serviços de apoio domiciliário para a população idosa era de 11,5%, apenas um pouco acima dos números atingidos no ano anterior (11,1%). Segundo o OPSS, esta taxa de cobertura “equivale a dizer que apenas uma em cada nove pessoas com 65 ou mais anos tem uma resposta garantida naquele tipo de equipamento”.

Por outro lado, o documento redigido pela OPSS também questiona a qualidade destas instituições, referindo que “os lares para idosos têm definido num manual um conjunto de regras de implantação, localização, instalação e funcionamento. Todavia, é interessante verificar não haver nenhuma referência à necessidade de adequar o pessoal ao grau de dependência funcional dos utentes dos lares”.

Notícia retirada de Agência Lusa

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.

Artigos Relacionados