Associação Portuguesa de Psicogerontologia

Idosos apoiados por telemóvel

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

Idosos apoiados por telemóvel

Os idosos de Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, vão receber telemóveis para combater o isolamento a que muitos deles estão votados e poder accionar meios de socorro. Com uma tecla de SOS incorporada, os seniores conseguem, assim, pedir ajuda mais rapidamente. No total, vão ser distribuídos 50 aparelhos até Janeiro de 2011.

 

O objectivo é garantir maior segurança à população idosa. Parecido com um telefone, o aparelho serve para fazer chamadas para os bombeiros, na tecla SOS, ou para três familiares, cujos números ficam atribuídos às outras teclas. O equipamento deve ser usado no pulso ou ao pescoço.

Este sistema de tele-alarme vai ser implementado em Vila Nova de Cerveira a partir de amanhã. A iniciativa partiu da autarquia e contou com a colaboração de uma empresa de teleassistência.

“Nesta primeira fase serão distribuídos 10 dispositivos para os que vivem isolados. No início de Janeiro serão entregues os restantes 40”, explicou ao CM a vereadora Sandra Pontedeira.

Cada pessoa com mais de 65 anos que recebe o aparelho terá um técnico em casa para explicar como funciona. “É agir na prevenção. Dar o máximo de segurança quer a nível de saúde, porque as chamadas são atendidas por um enfermeiro, quer uma voz amiga, para combater a solidão”, disse.

In Correio da Manhã

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.

Artigos Relacionados