Os idosos de Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, vão receber telemóveis para combater o isolamento a que muitos deles estão votados e poder accionar meios de socorro. Com uma tecla de SOS incorporada, os seniores conseguem, assim, pedir ajuda mais rapidamente. No total, vão ser distribuídos 50 aparelhos até Janeiro de 2011.
O objectivo é garantir maior segurança à população idosa. Parecido com um telefone, o aparelho serve para fazer chamadas para os bombeiros, na tecla SOS, ou para três familiares, cujos números ficam atribuídos às outras teclas. O equipamento deve ser usado no pulso ou ao pescoço.
Este sistema de tele-alarme vai ser implementado em Vila Nova de Cerveira a partir de amanhã. A iniciativa partiu da autarquia e contou com a colaboração de uma empresa de teleassistência.
“Nesta primeira fase serão distribuídos 10 dispositivos para os que vivem isolados. No início de Janeiro serão entregues os restantes 40”, explicou ao CM a vereadora Sandra Pontedeira.
Cada pessoa com mais de 65 anos que recebe o aparelho terá um técnico em casa para explicar como funciona. “É agir na prevenção. Dar o máximo de segurança quer a nível de saúde, porque as chamadas são atendidas por um enfermeiro, quer uma voz amiga, para combater a solidão”, disse.