O Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações (2012) tem como objetivos principais reforçar a importância do envelhecimento ativo e do contributo das pessoas idosas para as sociedades em que vivem e às quais deram o melhor do seu esforço ao longo da vida.
As iniciativas a decorrer em todo o espaço da União Europeia ilustram as diversas formas de envelhecer com saúde e autonomia e apelam aos governos para que sejam criadas as condições necessárias para que todos, incluindo as pessoas idosas, possam participar plenamente nas suas comunidades e sociedades. Todos temos um enorme potencial ao longo da vida; importa aproveitá-lo da melhor forma.
O Ano Europeu 2012 visa promover o envelhecimento ativo em três domínios:
- emprego: à medida que a esperança de vida aumenta em toda a Europa, os trabalhadores idosos precisam de melhores perspetivas de manutenção no mercado de trabalho
- participação na sociedade: assegurar um maior reconhecimento do contributo dos idosos para a sociedade e criar condições para lhes assegurar mais e melhores apoios
- autonomia: desenvolver a capacidade dos idosos para manter a autonomia o máximo de tempo possível.
Simultaneamente, no âmbito das Nações Unidas, está em vias de conclusão o 2º ciclo de avaliação do Plano Internacional de Madrid para o Envelhecimento do qual consta um vasto conjunto de medidas de proteção das pessoas idosas em três áreas chave – as pessoas idosas e o desenvolvimento; os cuidados de saúde e a qualidade de vida; e o meio ambiente propício.
Coordenadora do GAAPP_ ORIENTAÇÕES INTERNACIONAIS:
Drª. Maria Virgínia Brás Gomes – Assessora do Diretor-Geral (Direcão-Geral da Segurança Social), Membro do Comité dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais das Nações Unidas (2003-2010)