Associação Portuguesa de Psicogerontologia

FÓRUM TERRITORIAL ZONA OCIDENTAL – NA FUNDAÇÃO LIGA CASALINHO DA AJUDA – 28 DE MARÇO

FÓRUM TERRITORIAL ZONA OCIDENTAL – NA FUNDAÇÃO LIGA CASALINHO DA AJUDA – 28 DE MARÇO

Na Declaração “Lisboa, Cidade com Direitos” aprovada em Maio de 2016 no 3º Fórum da Cidadania, propunha-se à cidade o lançamento de um processo deliberativo que conduzisse à aprovação de uma Carta de Lisboa: Direitos e Responsabilidades no 4º Fórum da Cidadania, em maio de 2017.

Tal carta tem por ambição dotar a cidade de um texto que consagre os direitos de cidadania e as responsabilidades dos poderes autárquicos, das organizações sociais e dos cidadãos, proporcionando um enquadramento normativo para as políticas autárquicas e a intervenção cidadã, num quadro temporal que transcenda cada mandato.

Dando cumprimento à tarefa que lhe foi atribuída no 3º Fórum, a Comissão Organizadora do Fórum da Cidadania está empenhada na organização de Fóruns Territoriais, em cooperação com as Juntas de Freguesia, Comissões Sociais de Freguesia, associações cívicas da cidade, outras organizações e cidadãos e cidadãs.

Nestes fóruns, assim como no fórum digital a lançar brevemente, os cidadãos e cidadãs e, também, as suas organizações poderão participar na construção da Carta encontrando em conjunto respostas para questões como: O que deve ser consagrado como “direito”? Quais as responsabilidades dos poderes públicos, das organizações sociais e económicas, e dos indivíduos, na garantia dos direitos? O que deve ser feito para garantir os direitos?

A Carta, e sobretudo o processo da sua construção coletiva, tem por ambição mobilizar vontades de todos os que aspiram a uma democracia autárquica mais vigorosa, capaz de transformar Lisboa e fazer dela uma Cidade com Direitos.

A Zona Ocidental terá o seu  Fórum Territorial a acontecer no dia 28 de março, das 10h às 13h, na Fundação Liga no Sítio do Casalinho da Ajuda, deste modo, todos e todas estão convidados a participar neste caminho para a construção da Carta de Lisboa: Direitos e Responsabilidades.

Evento este para técnicos/colaboradores/voluntários e comunidade em geral. Solicitamos que sejam feitas as inscrições para o e-mail https://goo.gl/EpVW4Z até ao dia 24 de março.

 

Organizado por:

A Comissão Organizadora do 4º Fórum* da Cidadania em parceria com a Fundação Liga, Academia Cidadã, Casa Pia de Lisboa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Associação Aposentados Pensionistas e Reformados, ACES Lisboa Ocidental e Oeiras.

*Associação Humanidades, Associação O Companheiro, Câmara Municipal Lisboa (Pelouro dos Direitos Sociais), Centro Estudos Sociais (CES), Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD), FENACERCI, Fundação Aga Khan, Nuclisol Jean Piaget, Questão de Igualdade.

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.