Associação Portuguesa de Psicogerontologia

ENVELHECIMENTO E POLÍTICA DE REFORMA: QUE FUTURO PARA AS PENSÕES? – 29 DE MAIO | INSCRIÇÕES GRATUITAS

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

ENVELHECIMENTO E POLÍTICA DE REFORMA: QUE FUTURO PARA AS PENSÕES? – 29 DE MAIO | INSCRIÇÕES GRATUITAS

O envelhecimento da população é claramente uma tendência de longo prazo da sociedade portuguesa — tendência confirmada no último recenseamento da população. Contudo, contrariamente a outras sociedades, pelo menos no que respeita à sua amplitude, o envelhecimento da população portuguesa ocorre em concomitância com outros processos sociais e económicos que tornam a sua evolução preocupante e de difícil previsão. É justamente para algumas das envolventes sociais e económicas do envelhecimento que se pretende chamar a atenção. Com efeito, paralelamente a um ajustamento económico em curso na sociedade portuguesa sob os auspícios da austeridade ocorre também um ajustamento demográfico com repercussões porventura menos assinaladas.

É o entrelaçamento destes dois ajustamentos e as suas consequências no envelhecimento da população que será objeto de reflexão dos três colóquios, cada um dedicado a uma temática específica, que o Instituto do Envelhecimento-UL, com o apoio da Fundação D. Pedro IV, irá realizar durante 2015.

Programa do 1.º Colóquio, a realizar no próximo dia 29 de maio, com inscrição gratuita:

A mostrar image001.jpg

Temáticas e datas dos três colóquios:

A mostrar panfleto_geral.jpg

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.