Um investigador da Universidade de Haifa, em Israel, desenvolveu um novo mecanismo informático para diagnóstico da doença de Parkinson com base na análise da voz e da articulação da fala, revela um artigo publicado no “Journal of Speech, Language, and Hearing Research”.
A doença de Parkinson é uma condição degenerativa marcada por rigidez muscular, tremores e perda de equilíbrio.
Na revista, o cientista Shimon Sapir explica que esta nova “técnica não invasiva, precisa e barata, que requer apenas a leitura de frases simples” apresentou bons resultados nos testes clínicos, que foram comparados com os realizados por um grupo de voluntários que não apresentavam a patologia.
Actualmente, a confirmação da existência da doença é baseada nos sintomas, facto que conduz a um diagnóstico tardio, quando a maioria dos neurónios associados à coordenação motora já estão deteriorados. Daí a importância desta nova ferramenta, que ajuda a identificar mudanças nos músculos que controlam a voz e a fala que antecedem os sintomas diagnosticáveis da doença.
Para a investigação, os cientistas testaram a utilidade do método de análise acústica. Um dos estudos avaliou dois grupos: um grupo de indivíduos com a doença e um outro grupo composto por indivíduos saudáveis. Os participantes gravaram um número de frases que foram analisadas por este novo programa informático, tendo o sistema sido capaz de fazer uma diferenciação clara entre os dois grupos de participantes. Num outro estudo, foi comparada a fala dos indivíduos com a doença nas fases I e II (de 5 fases) com a de indivíduos saudáveis. Também nesta fase do estudo, o sistema foi capaz de distinguir a fala do grupo de doentes da do grupo saudável.