Associação Portuguesa de Psicogerontologia

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, LGP

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, LGP

Atualizado: 15/11/2023

Imagem da Bandeira Oficial dos Surdos com o desenho de uma mão em fundo azul e pretende ser o símbolo da comunidade Surda

‘Sign Union’, bandeira criada por Arnaud Balard, artista surdocego francês. Para promover a inclusão e a plena participação de pessoas surdas em todas as dimensões da vida em sociedade!


O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., (INR, I.P.), associa-se à comemoração do Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, LGP, celebrado a 15 de novembro.

Esta comemoração visa reafirmar o reconhecimento dos direitos das pessoas surdas e a promoção desta língua nacional, a Língua Gestual Portuguesa.

A 15 de novembro celebra-se esta efeméride por ser a data associada à criação, em 1995, da Comissão para o Reconhecimento e Proteção da Língua Gestual Portuguesa (CRPLGP), composta por organizações representativas da Comunidade Surda, posteriormente designada de Comissão para o Reconhecimento e Proteção da Língua Gestual Portuguesa e Defesa dos Direitos das Pessoas Surdas (CRPLGPDDPS).

O reconhecimento da Língua Gestual Portuguesa na Constituição da República Portuguesa aconteceu a 20 de setembro de 1997, reconhecendo e valorizando a Língua Gestual Portuguesa como forma privilegiada de comunicação entre as pessoas surdas e ouvintes.

Na Biblioteca do INR, I.P., existe bibliografia sobre a Língua Gestual Portuguesa, bem como, também, edições técnicas, infantis e outras, que podem ser consultadas online no Catálogo da Biblioteca.

O INR, I.P., assinala internamente esta efeméride, com uma iniciativa dirigida aos seus trabalhadores, dinamizada pelos seus Técnicos Superiores – Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa – e por uma aluna da Licenciatura de Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, acolhida no INR no âmbito de protocolo, em estágio por neste organismo.

Também a Federação Portuguesa das Associações de Surdos (FPAS) e a Associação de Profissionais de Lecionação de Língua Gestual (AFOMOS) dinamizam iniciativas de celebração.

Mais informações nas páginas da FPAS – Federação Portuguesa das Associações de Surdos e da Afomos – Associação de Profissionais de Leccionação de Língua Gestual

Viva a Língua Gestual Portuguesa!

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.

Artigos Relacionados