Associação Portuguesa de Psicogerontologia

Caminhar seis quilómetros por semana protege o cérebro dos idosos

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

Caminhar seis quilómetros por semana protege o cérebro dos idosos

O estudo, liderado por Kirk Erickson, da University of Pittsburgh, EUA, analisou 299 pessoas que viviam na área de Pittsburgh e que não apresentavam demências. Os voluntários registaram quanto caminhavam por semana.

Nove anos depois, os cientistas realizaram imagens de ressonância magnéticas ao cérebro dos voluntários para medir o volume. Quatro anos depois, os voluntários foram novamente testados para ver se algum tinha sofrido disfunção cognitiva ou demência.

Da análise efectuada verificaram que as pessoas que caminhavam entre seis a nove quilómetros por semana tinham metade do risco de desenvolver problemas de memória em comparação os que não efectuavam o exercício semanal.

“O volume cérebro diminui na fase mais avançada da idade adulta, o que pode causar problemas de memória. Os nossos resultados devem incentivar novas experiências para que seja verificado, se o exercício físico em idosos é uma abordagem promissora para prevenir a demência e a doença de Alzheimer”, disse, em comunicado de imprensa, o líder da investigação, acrescentando que na ausência de tratamentos eficazes para a doença Alzheimer, a caminhada pode ser uma alternativa.

Fonte: Revista Neurology

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.

Artigos Relacionados

Destaque Evento

ABERTURA DE CANDIDATURAS À CATEGORIA “FAMÍLIA E COMUNIDADE” DO PRÉMIO ENVELHECIMENTO ACTIVO DRA. MARIA RAQUEL RIBEIRO, 12ª. EDIÇÃO, 2023

O período das candidaturas à categoria “Família e Comunidade” é de 28 de junho a 28 de julho de 2023.