Associação Portuguesa de Psicogerontologia

RELATÓRIO MUNDIAL SOBRE A DEFICIÊNCIA

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

RELATÓRIO MUNDIAL SOBRE A DEFICIÊNCIA

RELATÓRIO MUNDIAL SOBRE A DEFICIÊNCIA – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE -2011

“A de!ciencia nao precisa ser um obstaculo para o sucesso. Durante praticamente toda a minha vida adulta sofri da doenca do neuronio motor. Mesmo assim, isso nao me impediu de ter uma destacada carreira como astrofisico e uma vida familiar feliz.

Ao ler o Relatorio Mundial sobre a De!ciencia, encontro muitos aspectos relevantes para a minha propria experiencia. Pude ter acesso a assistencia medica de primeira classe. Tenho o apoio de uma equipe de assistentes pessoais que me possibilita viver e trabalhar com conforto e dignidade.

A minha casa e o meu lugar de trabalho foram tornados acessiveis para mim. Especialistas em informatica puseram a minha disposicao um sistema de comunicacao de assistencia e um sintetizador de voz que me permitem desenvolver palestras e trabalhos, e me comunicar com diferentes publicos.

Mas sei que sou muito sortudo, em muitos aspectos. Meu sucesso em fisica teorica me assegura apoio para viver uma vida que vale a pena. E claro que a maioria das pessoas com de!ciencia no mundo tem extrema di!culdade ate mesmo para sobreviver a cada dia, quanto mais para ter uma vida produtiva e de realizacao pessoal.

Este Relatorio Mundial sobre a De!ciencia e muito bem-vindo. Ele representa uma contribuicao muito importante para a nossa compreensao sobre a de!ciencia e o seu impacto sobre os individuos e a sociedade. Ele destaca as diversas barreiras enfrentadas pelas pessoas com de!ciencia: atitudinais, fisicas, e !nanceiras. Esta ao nosso alcance ir de encontro a estas barreiras.

De fato, temos a obrigacao moral de remover as barreiras a participacao e de investir recursos !nanceiros e conhecimento su!cientes para liberar o vasto potencial das pessoas com de!ciencia.

Os governantes de todo o mundo nao podem mais negligenciar as centenas de milhoes de pessoas com de!ciencia cujo acesso a saude, reabilitacao, suporte, educacao e emprego tem sido negado, e que nunca tiveram a oportunidade de brilhar.

O relatorio faz recomendacoes para iniciativas nos niveis local, nacional e inter nacional. Assim, sera uma ferramenta valiosa para os responsaveis pela elaboracao de politicas publicas, pesquisadores, pro!ssionais da medicina, defensores e voluntarios envolvidos com a questao da de!ciencia.

E minha esperanca que, a comecar pela Convencao sobre os Direitos das Pessoas com De!ciencia, e agora com a publicacao do Relatorio Mundial sobre a De!ciencia, este seculo marque uma reviravolta na inclusao de pessoas com de!ciencia na vida da sociedade.”

Professor Stephen W Hawking

 

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.