
Aproxima-se o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e, nesta altura do ano, a EAPN Portugal intensifica a reflexão, o debate e a sensibilização em torno da pobreza e da exclusão social. Através de iniciativas promovidas em todo o país, procuramos aprofundar estas questões, dar visibilidade às experiências de quem vive estas realidades e reforçar a importância de respostas coletivas que garantam a dignidade, os direitos e a participação de todas as pessoas na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
É neste contexto que partilho convosco o programa de atividades do Núcleo Distrital de Lisboa, integrado nas iniciativas do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza 2026.
Assinalar esta semana constitui uma oportunidade para aprofundar o trabalho desenvolvido em torno destas problemáticas e mobilizar a comunidade para o seu combate. Nesse sentido, convido-vos a conhecer e a participar nas seguintes iniciativas:
EXPOSIÇÃO ITINERANTE NAS BIBLIOTECAS DE LISBOA — de 12 a 16 de outubro, no Palácio Galveias, seguindo depois para outras bibliotecas da cidade até 27 de novembro.
ESPETÁCULO DE DANÇA DINAMIZADO POR JOVENS COM DIFERENTES VIVÊNCIAS E CARACTERÍSTICAS — 14 de outubro, no concelho de Sintra.
OFICINA GRATUITA DE FUNDRAISING JUNTO DE EMPRESAS — 20 de outubro, no Núcleo Distrital de Lisboa da EAPN Portugal.
Inscrições:https://forms.gle/
Mais informações:https://www.eapn.pt/eventos/
APRESENTAÇÃO DO PROJETO DOSSIER DE TALENTOS — 21 de outubro, no Espaço Multiusos de Almeirim, em parceria com o Núcleo Distrital de Santarém.
DEBATE SOBRE SAÚDE MENTAL E PESSOAS EM SITUAÇÃO DE SEM-ABRIGO: HISTÓRIAS REAIS — 22 de outubro, na Biblioteca Camões.
Em anexo, envio os cartazes das principais atividades para as próximas semanas no distrito de Lisboa, com informação sobre os respetivos horários e locais. Também poderão encontrar nos anexos, o PDF com a programação nacional das iniciativas.








