
Portugal será, em 2050, o terceiro país do mundo com mais idosos, segundo as projeções demográficas das entidades de referência, nacionais e internacionais. Face à dimensão desta problemática, a comunidade científica, nos mais diversos domínios do conhecimento, tem vindo a produzir novos conhecimentos com o propósito de ajudar as sociedades a lidar com esta realidade, multifacetada, pluridisciplinar e complexa.
Proporcionar contextos para um envelhecimento ativo ou intervir no sentido de retardar os processos que levam a menor autonomia e independência do idoso é um dos principais desafios (senão o principal) de qualquer profissional que trabalha com esta população.
Este curso proporciona uma compreensão avançada e atualizada dos processos de envelhecimento, numa perspetiva multidisciplinar e integrada. Constitui uma mais-valia para quem já trabalha ou que pretende vir a trabalhar em instituições ou equipamentos sociais, tais como lares, centros de dia residências seniores, centros sociais e paroquiais, serviços de apoio domiciliário, cuidados continuados e centros comunitários de apoio a idosos, entre outros.

Objetivos do curso
– Aprofundar conhecimentos de psicologia do envelhecimento e sua articulação com processos de saúde, desenvolvimento e adaptação próprios desta fase de ciclo da vida.
– Desenvolver uma compreensão especializada dos processos de envelhecimento normais e patológicos, numa perspetiva multidisciplinar e integrada na prática profissional.
– Desenvolver competências de avaliação, intervenção e reabilitação de pessoas idosas.
– Capacitar para a elaboração e implementação de projetos de intervenção junto de pessoas idosas e suas famílias.
– Desenvolver competências de gestão de equipas viradas para a prevenção de stress ocupacional e burnout, e gestão de equipamentos sociais.







