Associação Portuguesa de Psicogerontologia

Um terço dos doentes dos cuidados continuados morre no primeiro mês de internamento

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

Um terço dos doentes dos cuidados continuados morre no primeiro mês de internamento

Mais de um terço das mortes ocorridas em 2009 na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) registou-se no primeiro mês de internamento, revela o relatório anual da rede, divulgado pela agência Lusa.

De acordo com o documento, registaram-se 2.779 óbitos, o que representa 13% dos utentes assistidos. De todos os óbitos, 17% ocorreram nos primeiros 10 dias de internamento (17,8% em 2008) e 36% no primeiro mês (38,8% em 2008).

Mesmo excluindo as unidades de cuidados paliativos, em que a mortalidade é muito superior, há uma percentagem de 11% de óbitos nos primeiros 10 dias de internamento e de 29% no primeiro mês.

Em 2008, a percentagem de utentes em Unidades de Cuidados Paliativos foi de 5% do total de assistidos (645) na rede e, em 2009, foi de 10% (2018 assistidos). As mortes nestas unidades, em 2009, correspondem a 34% do total dos óbitos ocorridos na RNCCI.

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.

Artigos Relacionados

Destaque Evento

ABERTURA DE CANDIDATURAS À CATEGORIA “FAMÍLIA E COMUNIDADE” DO PRÉMIO ENVELHECIMENTO ACTIVO DRA. MARIA RAQUEL RIBEIRO, 12ª. EDIÇÃO, 2023

O período das candidaturas à categoria “Família e Comunidade” é de 28 de junho a 28 de julho de 2023.