Associação Portuguesa de Psicogerontologia

Viaturas alargam apoio de equipas de Cuidados Continuados domiciliários

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

Viaturas alargam apoio de equipas de Cuidados Continuados domiciliários

Dia 2 de Março pelas 11h30, na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo a Ministra da Saúde, Ana Jorge, procede à entrega 11 viaturas para equipas de Cuidados Continuados Integrados da Região de Lisboa e Vale do Tejo. Estas viaturas vêm reforçar as condições de mobilidade e de funcionamento de 18 equipas, na prestação de cuidados continuados domiciliários.

As 11 viaturas serão entregues aos Agrupamentos de Centros de Saúde de Lisboa Central (Centros de Saúde de Santo Condestável e Coração de Jesus), de Vila Franca de Xira (Centros de Saúde de Alhandra, Póvoa de Santa Iria e Vila Franca de Xira), de Almada, de Seixal-Sesimbra, de Arco Ribeirinho, de Setúbal-Palmela, de Oeste Sul (Centros de Saúde de Alenquer e Arruda dos Vinhos).

Nesta ocasião vão ainda ser assinadas Cartas de Compromisso com 8 Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES de Oeiras, Odivelas, Loures, Amadora, Cacém-Queluz, Cascais, Serra D’Aire e  Ribatejo) cujas equipas de cuidados continuados integrados passam assim a integrar a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).

A entrega destas viaturas e a assinatura das Cartas de Compromisso são dois passos decisivos para o aumento da capacidade de resposta em Cuidados Continuados Integrados na Região de Lisboa e Vale do Tejo, que passará a contar com 40 equipas de cuidados continuados integrados para prestar apoio a cerca de 1470 utentes.

A nível nacional existem já 98 equipas de Cuidados Continuados Integrados a funcionar nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES), com capacidade para apoiar  5000 utentes.

Estas equipas integram a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e são da responsabilidade dos cuidados de saúde primários e das entidades de apoio social para a prestação de cuidados domiciliários. Asseguram cuidados domiciliários de enfermagem e médicos de natureza preventiva, curativa, reabilitadora e acções paliativas. Prestam ainda cuidados de fisioterapia, apoio psicossocial e ocupacional envolvendo os familiares e outros prestadores de cuidados e apoio na satisfação das necessidades básicas para o desempenho das actividades da vida diária.

O programa desenvolvido por estas equipas permite a manutenção de cidadãos dependentes nos seus domicílios, com as condições sociais e de saúde essenciais a uma boa qualidade de vida.

O apoio é prestado todos os dias da semana, ao longo de todo o ano, por equipas profissionais multidisciplinares que integram enfermeiros, auxiliares, fisioterapeutas, assistentes sociais, médico e psicólogo e que se deslocam tanto nos meios urbanos como em meio rural.

O acompanhamento clínico permanente prestado por estas equipas reduz consideravelmente a deslocação aos serviços de urgência destes cidadãos dependentes.

A cerimónia decorre hoje no pátio da ARS LVT, junto ao n.º 75 da Avenida dos Estados Unidos da América, em Lisboa.

Fonte: Portal do Governo de Portugal

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.

Artigos Relacionados