Associação Portuguesa de Psicogerontologia

6ª. edição do PRÉMIO ENVELHECIMENTO ATIVO DRA . MARIA RAQUEL RIBEIRO – Destaques da SCML

6ª. edição do PRÉMIO ENVELHECIMENTO ATIVO DRA . MARIA RAQUEL RIBEIRO – Destaques da SCML

http://www.scml.pt/pt-PT/destaques/os_sonhos_nao_tem_idade/

https://www.facebook.com/pg/santacasadamisericordiadelisboa/posts/?ref=page_internal

“Cinco personalidades foram distinguidas pelo “Prémio Envelhecimento Ativo Dr.ª Maria Raquel Ribeiro”. Apoiado pela Santa Casa, este galardão reconhece a vida ativa e a participação social de pessoas com idade igual ou superior a 80 anos.
 
A cerimónia de entrega dos Prémios Envelhecimento Ativo Dr.ª Maria Raquel Ribeiro decorreu na passada sexta-feira, 24 de novembro, na Quinta Alegre, em Lisboa, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML). O local não foi escolhido por acaso. Há uma razão: a Quinta Alegre é um dos mais emblemáticos projetos da instituição, graças ao seu cunho de intergeracionalidade, já que inclui áreas que juntam mais novos e mais velhos. 
 
A 6ª edição do Prémio Envelhecimento Ativo contou com as presenças de Sérgio Cintra, administrador da Ação Social da SCML, Carlos Beato, vogal da Fundação Montepio, Maria João Quintela, presidente da Associação Portuguesa de Psicogereontologia (APP), monsenhor Vítor Feytor Pinto, presidente da Assembleia Geral da APP e Maria Raquel Ribeiro, presidente do júri desta distinção.
 
Este prémio é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Psicogerontologia, em colaboração com a Misericórdia de Lisboa e a Fundação Montepio. É uma distinção anual que tem por objetivo reconhecer a vida e atividade de pessoas com 80 e mais anos, que continuam a desenvolver atividade profissional ou cívica relevante, em cada uma das categorias definidas.
 
Desta vez, os distinguidos foram cinco homens. Reúnem experiências e saberes diferentes, mas com um denominador comum: desde sempre foram ativos e lutaram pelas suas convicções. No discurso, mostraram alguma dificuldade para controlar a emoção. Mas a voz destes homens, no início trémula, foi ganhando firmeza e decisão à medida que apresentavam as razões do trabalho da sua vida. 
 
A sexta edição do “Prémio Envelhecimento Ativo Dr.ª Maria Raquel Ribeiro” distinguiu Arlindo de Azevedo Maria  (Intervenção Social); António Marcos Galopim de Carvalho  (Ciência e Investigação); António Coimbra de Matos (Ética e Saúde); Fernando Magalhães Crespo (Família e Comunidade) e José Belo Subtil (Família e Comunidade).”

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.