Os bailes da Ribeira começaram em 2002.
Segundo o Dr. Gonçalo Durão, director geral, esta iniciativa surgiu com o objectivo de dinamizar uma classe que por vezes é um pouco rejeitada, a classe sénior. “Resolvemos dar-lhes oportunidade de conhecerem novas pessoas em vez de ficarem isolados como acontece com a maioria dos reformados,” esclarece.
Assim, o Mercado da Ribeira, ganhou nova vida todas as quartas, sextas, sábados e feriados entre as 15h e as 19h. Os participantes pagam entre 2,50€ e 3,50€, consoante o dia que escolherem. A faixa etária que participa nestes bailes vai “desde os 55 anos até terem força nas pernas”, refere o director. “Os bailes existem para revitalizar o que existiu há uns anos atrás e uma acção que queremos implementar é captar a classe mais jovem para virem ver o que se passava no tempo dos avós e, porque não, começarem a entrar nas danças de antigamente”.
Os bailes têm bastante afluência, apesar de uma retracção neste último ano, que não deve estar alheia a toda a situação económica do mundo. Contudo, a direcção continua a trabalhar para dinamizar o mercado, quer através de um maior cuidado na selecção dos conjuntos musicais, quer através de uma renovação do espaço em termos de infra-estruturas. “Queremos trazer cada vez mais gente”, afirma o Dr. Gonçalo Durão.
Os grupos musicais são rotativos de modo a diversificar o tipo de música e a agradar a todos os visitantes por isso não há desculpa para não dar um saltinho ao Mercado da Ribeira e passar uma tarde bem disposta e divertida.