Associação Portuguesa de Psicogerontologia

Socialização e idade

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

Socialização e idade

As amizades e relações familiares podem melhorar com a idade, graças á capacidade para perdoar e respeitar os outros. Esta é a conclusão de um estudo que comparou adultos jovens, com idades entre 22-35 anos, e  adultos mais velhos, com idades entre 65-77 anos.

O estudo foi conduzido por Karen Fingerman e Susan Charles, duas professoras de Psicologia e comportamento social na Universidade da Califórnia (USA), que voltam a reforçar as suas descobertas, publicadas em 2009 – no Journal of Gerontology: Psychological Sciences e em 2008, na revista Psychology and Aging.
Para estas autoras, os adultos mais velhos são menos conflituosos do que os adultos mais jovens quando sujeitos a situações de tensão: “As pessoas variam o seu comportamento com os parceiros sociais em função da sua idade. Quando há uma interacção negativa, os jovens são geralmente mais agressivos e conflituosos do que as pessoas mais velhas”.

Aceda aqui ao estudo completo.

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.

Artigos Relacionados

ARTIGOS / INFORMAÇÕES / ATUALIDADE
APP