Associação Portuguesa de Psicogerontologia

Melhoria de vida dos idosos do concelho de Alijó

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no LinkedIn

Melhoria de vida dos idosos do concelho de Alijó

Arrancaram no início de Março as “Tertúlias Sociais” da Rede Social de Alijó.

Este é um espaço pensado para o encontro, debate e partilha de experiências dos técnicos da área social a actuar no concelho. O principal objectivo é promover a uniformidade das intervenções e a melhoria dos serviços prestados pelas instituições.

Estas reuniões serão realizadas todas as primeiras Terças-feiras de cada mês e contam com a participação de todas as IPSS do concelho, Segurança Social local, Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Alijó, Centro de Saúde de Alijó e projectos da área social a actuar no concelho: PROGRIDE / PALMUS. Este é um exemplo claro de trabalho em rede e em parceria em prol de uma melhoria nas intervenções e qualidade de vida dos utentes. Também arrancou em Março a acção “Jogo do Boccia” no concelho de Alijó.

A partir do mês de Março, todas as IPSS recebem semanalmente a visita de um técnico da área de Desporto e dos técnicos do projecto Palmus, com a finalidade da prática do Jogo do Boccia. Passada a primeira semana, o balanço é muito positivo, sendo que os idosos do concelho se mostraram receptivos à actividade, tendo-se vivido momentos agradáveis e de convívio aquando da prática do jogo.

Assim começa a concretização de mais uma das acções do projecto Palmus em Alijó, desta feita uma acção pertencente ao Eixo 2 do Projecto, sob o nome “Envelhecer Activamente”.

Fonte: Notícias do Douro

Associação Portuguesa de Psicogerontologia

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia-APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos e de âmbito nacional, dedica-se às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas, visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.