O município de Mértola, distrito de Beja, vai reforçar os apoios sociais aos idosos do concelho através do financiamento de um serviço de teleassistência domiciliária.
A Câmara vai financiar a aquisição, a instalação e as prestações mensais de um serviço de teleassistência domiciliária a 20 idosos do concelho que vivem sozinhos e isolados.
Numa primeira fase, a autarquia irá financiar 20 prestações do serviço, mas admite alargar o apoio a mais idosos, «consoante o número de candidatos e as necessidades», disse o autarca.
O serviço, prestado por uma empresa privada, permite aos idosos em situações de emergência de saúde, segurança, avarias domésticas ou simples solidão contactar de imediato com uma central de assistência, que activa os mecanismos necessários para resolver o problema. Ao utente do serviço é dado um dispositivo de alarme – semelhante a um relógio de pulso ou colar – com um botão de controlo remoto que, depois de premido em caso de emergência, estabelece um contacto imediato com a central de assistência, através de um intercomunicador ligado ao telefone fixo.